terça-feira, 7 de junho de 2016

Propaganda eleitoral antecipada, pressão e opressão.

Com a chegada do ano eleitoral, muitos pré-candidatos já começaram a intensificar suas aparições em festas e eventos da cidade.  Quando antes não se preocupava muito em estar presentes; Estão passando a se fazer presente novamente em velórios, aniversários, festas de escola, até em reuniões de família que nem são convidados, e nessas horas conhecem todo mundo de sua família também,  e passaram a criticar e/ou defender com mais afinco as ações dos atuais governos. Porém, o povo esta atento a estes atos, para que não extrapolem o campo do mero proselitismo político ou promoção pessoal e passem a ser considerados  propaganda eleitoral antecipada.
Cuidado com pedido explícito de votos antes do dia 16.08.2016., mas alguns pré -candidatos de minha cidade já estão usando a prática de sempre, reunindo sua militância e na pressão e opressão porque deram a “oportunidade” que  os agentes políticos queriam, agora esta na hora de pagar.
Desde as Eleições de 2010, a Lei Eleitoral protege o pré-candidato, permitindo que ele participe de diversos atos, com a garantia de que não será acusado de propaganda antecipada. Devem valer algumas dicas.
É totalmente permitido mencionar que a pessoa é pré-candidato. Também é permitido exaltar as qualidades pessoais do pré-candidato através de qualquer meio de comunicação social, inclusive fazer reuniões e agradar com elogios e solicitações de apoio com a participação de filiados a partidos políticos ou de pré- candidatos  usar da  realização  encontros, jantas em ambiente fechado, mas porque somente os funcionários são chamados , e com convites especiais, tudo em torno  dos partidos políticos, para tratar da organização dos processos eleitorais, da discussão de políticas públicas, dos planos de governo que nunca antes foram consultados  visando às eleições, Também encontramos na Lei Eleitoral exemplos de situações que serão consideradas propaganda eleitoral antecipada considerado ilegal será punido com multa, que varia de R$ 5.000,00 a R$ 25.000,00, ou o valor gasto com a propaganda. Os casos mais graves podem resultar na cassação do registro da candidatura, diploma ou mandato.
Mas isso sempre aconteceu “as adulações”, cobrar propina em valores não é tão humilhante para essas pessoas do que cobrar delas a oportunidade dada, não levando em consideração que o trabalho e a competência delas deveriam ser pesados nessa ora. E que elas foram escolhidas não por serem cabos eleitorais de suas comunidades, mas de serem importantes e terem o perfil pra ocupar esses cargos. Os favores são partes de uma corrupção, é preciso formar uma nova base para corrigir os erros, Uma campanha limpa começa com um bom plano de governo de forma clara para as pessoas. Não basta dar gritos nas ruas e fazer gestos de amizade, é necessário existir além do conhecimento, um sentimento de fraternidade e igualdade perante o próximo na corrida eleitoral. O direito da cidadania deve ser a prioridade nessa hora, não esqueçam.
Só falta daqui a pouco reduzirem os horários dos expedientes, com a desculpa de “economizar’ pra poder liberar mais cedo os agentes que se deslocam pras comunidades fazerem campanha em carros públicos como muitas vezes acontecem pela terra das fábulas e lendas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário